Você sabe os tipos de filtros que tem no seu carro?

Quando o assunto são os filtros automotivos, o primeiro que vem à cabeça com certeza é o filtro de óleo, não é mesmo? Mas você sabia que existem outros 3 tipos de filtro no seu carro?

Todos eles cuidam da saúde do seu carro (ou da sua saúde também) e precisam ser trocados com certa regularidade. Se você tem dúvidas sobre para o que serve cada filtro do carro ou quando deve trocá-los, vem conferir!

Filtro de óleo

Filtro de óleo

O filtro de óleo é um dos itens mais importantes para a saúde do seu motor, já que ele é o responsável por filtrar as impurezas do óleo, evitando que essas partículas de impurezas danifiquem as partes do motor do carro e diminuam a sua vida útil.

Existem dois tipos de filtros de óleo: o refil tem apenas o elemento filtrante, enquanto o blindado possui todos os componentes.

A troca do filtro de óleo é fundamental para garantir a saúde do motor e também do seu bolso, já que um retífica do motor custa em torno de R$10.000,00. Para evitar isso, o filtro de óleo deve ser trocado sempre que tiver uma troca de óleo!

Para saber mais sobre troca de óleo, confira esse post!

Filtro de combustível

Filtro de combustível

O filtro de combustível tem como função proteger o seu carro das impurezas que podem vir da gasolina ou do álcool/etanol. Além de filtrar essas impurezas, não permitindo que elas cheguem até os pistões, também evitam o entupimento das mangueiras.

Em mau estado, o filtro aumenta o consumo de combustível, pode danificar a bomba de combustível e o sistema de injeção eletrônica, além de poluir o meio ambiente. Em caso de danificação no sistema de injeção eletrônica, o gasto é de até R$5.000,00.

O filtro de combustível deve ser trocado entre 10 e 15 mil km (consulte manual do seu carro), mas é importante ficar atento a sinais como: problema para dar partida, marcha lenta ou irregular e aumento do consumo de combustível, pois esses sintomas podem indicar que o filtro precisa ser trocado.

Filtro de ar do motor

Filtro de ar do motor

Quando falamos em filtro de ar, podemos estar nos referindo ao filtro de ar do motor ou ao filtro de cabine/ar-condicionado. É importante não se confundir, pois eles têm funções muito diferentes.

O filtro de ar do motor retém até as menores partículas de impurezas, protegendo a motorização do seu carro. Ele pode ter vários formatos, mas todos tem como característica o sanfonado, que é feito de um papel especial para isso.

A troca deve ser feita a cada 10 mil km. Se não trocado, o filtro de ar causa aumento no consumo de combustível, redução na vida útil do motor, perda de potência do motor, além de poluir o meio ambiente. No pior dos casos, pode ser necessário fazer uma retífica do motor, que vai custar cerca de R$10.000,00.

Filtro de cabine ou do ar-condicionado

Filtro de cabine ou do ar-condicionado

O filtro de cabine, também chamado de filtro do ar-condicionado ou até mesmo de filtro de pólen, é o responsável por eliminar as impurezas do ar do seu carro, deixando o ar mais limpo para quem estiver no carro.

Diferente dos outros filtros do carro, esse está muito mais ligado à saúde das pessoas, do que propriamente do carro. Por eliminar os ácaros e bactérias, o filtro de cabine ajuda na boa respiração e bem-estar, diminuindo os riscos de alergia e problemas respiratórios.

Existem dois tipos de filtros de cabine: o filtro de cabine comum e o filtro de cabine com carvão ativado, sendo que o carvão ativado potencializa o efeito de eliminar as impurezas.

A troca desse filtro deve ser feita a cada 10 mil km ou uma vez ao ano. Lembre-se que a sua saúde não tem preço!

Se você quer saber mais sobre o assunto, fizemos um post apenas sobre o filtro de cabine!

Postagens relacionadas