Tudo o que você precisa saber sobre o motor do seu carro

O que é o motor?

O motor é o maior responsável por fazer com que seu carro entre em movimento, sendo realmente o “coração do automóvel”. A energia necessária para isso, acontece através de uma combustão interna, que usa ar, combustível e um gatilho para explosão, para fazer a queima do combustível.

Por isso, o tipo de motor que usamos é chamado de motor a combustão.

Como funciona o motor dos carros?

Como comentamos, o motor que usamos é o motor a combustão, sendo que o mais comum é o propulsor a combustão de quatro tempos, também chamado de ciclo de Otto.

Admissão, Compressão, Ignição e Exaustão: Esse é o ciclo de quatro tempos, que acontece em segundos, a cada rotação do motor.

Na admissão, o pistão desce, sugando ar e combustível para o cilindro, por meio das válvulas de admissão. Na compressão, essa mistura é levada para próximo ao cabeçote.

A ignição acontece pela faísca produzida pela vela, que faz a explosão, empurrando o pistão para baixo, o que gera movimento. E por fim, na exaustão, o pistão sobe novamente, levando para fora do cilindro, os gases residuais que foram gerados pela explosão e precisam sair de dentro do motor, para isso, ele conta com a ajuda das válvulas de exaustão.

Na prática, isso tudo inicia já no momento em que você vira a chave do carro!

Quais as partes do motor?

Percebemos então que o processo para o motor funcionar, depende de vários componentes. Para entender melhor, venha conferir quais são as principais partes do motor e qual o papel de cada uma delas!

Válvulas

As válvulas de admissão e as válvulas de exaustão (ou escape) são componentes que abrem e fecham na hora certa, permitindo que o combustível e ar entre ou saia. No momento da admissão, as válvulas deixam o ar e o combustível entrar, já na exaustão, é por onde os gases saem depois da combustão ter sido feita.

Vela de ignição

A vela de ignição se encaixa no cilindro, e é a responsável por gerar a faísca que causa a explosão da mistura do ar e combustível. Como vimos, é essa faísca que faz com que o pistão se mova. A vela de ignição conta com um outro componente para o seu bom funcionamento, que são os cabos de vela (para saber mais, clique aqui).

Pistão

O pistão é uma peça de formato cilíndrico, feita de metal. Ele se move para cima e para baixo, dentro dos cilindros, impulsionado pelos gases queimados através da mistura de ar e combustível.

O movimento feito pelo pistão, é o que faz com que as velas de ignição gerem a faísca. Depois disso, quando ele é empurrado para baixo, faz com que as outras peças do motor entrem em movimento.

Anéis do pistão

Como o pistão se move dentro do cilindro, os anéis do pistão funcionam como forma de proporcionar uma vedação deslizante entre a parte externa do pistão e a parte interna do cilindro.

Isso tem como finalidade manter o óleo no cárter, impedindo vazamentos. Além de impedir também, que a mistura de ar e combustível vaze durante a combustão e a compressão.

Em casos de carros que estão “queimando óleo”, normalmente os anéis de vedação do pistão não estão bons. Quando isso acontece, há vazamento de óleo para as câmaras de combustão, e o óleo é queimado junto ao combustível.

Biela

A biela é uma haste que se conecta ao pistão e o liga com o virabrequim, como um elo que une esses dois componentes. A sua função é transformar o movimento em rotativo contínuo.

Virabrequim

Também chamado de árvore de manivelas, o virabrequim tem como função transformar o movimento de sobe e desce do pistão, em um movimento de rotação. A energia gerada vai para a transmissão, que traciona as rodas.

Bloco do motor

O bloco do motor é uma peça fundamental e robusta, para aguentar as explosões e comportar o sistema de lubrificação e arrefecimento. Ele sustenta todos os componentes que fazem parte do conjunto propulsor, e é nele que ficam os cilindros.

Cárter

O cárter armazena o óleo, que é o responsável pela lubrificação do motor. Com o motor em funcionamento, a bomba de óleo faz a distribuição do produto, para lubrificar os componentes e garantir que as peças trabalhem sem gerar atrito.

Quando o motor é desligado, o óleo volta para o cárter e fica armazenado lá.

Radiador

O radiador faz parte do sistema de arrefecimento do carro, tendo como função resfriar os líquidos que circulam pelo motor, evitando que o calor não cause prejuízos ao carro.

Postagens relacionadas