Radiador: água desmineralizada e aditivo
Cuidados com o radiador
Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) há mais de 50 anos. Essa é uma data que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Entre os principais problemas ambientais, está a poluição atmosférica e o aquecimento global. E quando falamos sobre esses dois tópicos, descobrimos que um dos grandes responsáveis por eles são os automóveis.
Uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) constatou que mais de 72% das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), que causam o aquecimento global, vem dos automóveis.
E como resolver esse problema ou diminuir o impacto causado, já que o uso dos automóveis se tornou tão necessário?
Em busca de equilibrar a necessidade de transporte das pessoas (e coisas também), alinhada aos aspectos de preservação do meio ambiente, surge o conceito de mobilidade sustentável.
Quando falamos sobre isso, muito se discute sobre a utilização das bicicletas como meio de transporte, se locomover mais a pé e também o uso de transporte coletivo, sendo opções para diminuir a emissão dos gases poluentes. Mas aqui, não podemos deixar de lado o fato que é praticamente impossível imaginar a vida como conhecemos hoje, sem os carros, não é mesmo?
Carro sustentável é aquele que não polui, ou polui menos, o meio ambiente. Nos últimos anos, diversas leis foram aplicadas para diminuir a poluição causada pelos carros, tanto que os veículos mais novos poluem muito menos do que carros antigos.
Um ponto a se comentar sobre uma medida tomada visando a sustentabilidade, foi o início da utilização de biocombustíveis, que são derivados de biomassa renovável, diferente do petróleo, que é um recurso finito. No Brasil, os mais usados são o etanol e o biodiesel.
Isso não significa que eles são completamente sustentáveis, mas que geram menos impacto no meio ambiente.
Agora, o que realmente tem se tornado sinônimo de carro sustentável, são os carros elétricos, que por serem movidos a energia elétrica, não geram poluição no ar e nem sonora. Por conta disso, diversos países, principalmente da Europa, têm discutido sobre acabar com a produção dos veículos a combustão nos próximos anos.
Nos Estados Unidos, por exemplo, um estudo estima que até 2030, 50% dos carros novos no país sejam elétricos.
Embora os carros elétricos sejam uma ótima opção para o meio ambiente, eles ainda não são uma realidade para a maior parte da população brasileira, por conta do alto valor. Mas calma que existem algumas formas de diminuir o impacto que o seu carro a combustão gera no meio ambiente!
Como vimos, os automóveis emitem gases poluentes que são prejudiciais para o meio ambiente, e claro, também para a nossa saúde. Confira algumas dicas de ações que você pode fazer para tornar o seu carro menos poluente!
As revisões devem ser feitas a cada 6 meses ou a cada 10 mil km rodados. Durante a revisão, além de verificar os componentes que garantem a sua segurança e o bom funcionamento do veículo, também são vistos os componentes que impactam na emissão de gases poluentes.
Seguir o calendário de revisão do veículo é uma medida preventiva tanto para a sua segurança e da sua família, quanto para a preservação do meio ambiente.
Quanto mais peso tiver no carro, mais combustível será gasto para ter o desempenho do motor. Então, busque levar apenas o necessário no porta-malas e nos bancos traseiros.
Dessa forma, além do veículo emitir menos gases poluentes, você ainda vai gastar menos!
De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o óleo deve voltar para às refinarias para ser reaproveitado pela indústria para outros produtos. Por isso, se assegura que a mecânica onde você realiza a troca do óleo do seu carro, faz o descarte correto.
Embora a água seja um recurso natural, devemos lembrar que ela é um recurso finito. Portanto, durante a lavagem do carro, tenha atenção a quantidade de água usada e nunca deixe a mangueira ligada.
Além disso, reveja a quantidade de vezes que você lava o carro, avaliando se é realmente necessário. Você ainda pode optar por lavagens a seco.
Cuidados com o radiador
Conheça 3 mulheres que fizeram parte da história do automobilismo, desde a criação do primeiro carro até ser uma piloto da Fórmula 1.
Vários famosos são fissurados por carros e alguns deles possuem até coleções. Confira quais são os modelos preferidos!
Entenda como funciona a suspensão, quais tipos mais comuns e como identificar problemas na suspensão.
De Rolls-Royce a Bugatti, descubra quais os carros que podem chegar a mais de 140 milhões de reais!
Com o aumento dos preços nos carros novos, as pessoas passam a buscar pelos menores valores. Veja quais são os modelos 0 km mais baratos!
Uma preocupação da atualidade é a preservação do meio ambiente. Visto que os automóveis são os responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes, saiba como tornar o seu veículo mais sustentável!
Você conhece todos os equipamentos de segurança do carro e sabe como cada um deles funciona?
Chamado de “coração” do carro, o motor pode parecer uma parte muito complexa do automóvel. Mas entender melhor como é o seu funcionamento e quais peças o compõem, te ajudam a identificar um possível problema.
Do motor a vapor a criação do motor a combustão. Conheça as revoluções que aconteceram até hoje, para chegar ao resultado de carros mais potentes e com consumo reduzido.