Filtro de cabine: Você sabe o que é e quando trocar?

filtro de cabine, também chamado de filtro do ar-condicionado, elimina as impurezas do ar, tornando o ar mais limpo para quem está dentro do carro. 

Se você tem o costume de andar com o ar-condicionado ligado, saiba que você só está respirando um ar livre de impurezas se o seu filtro estiver em dia. Ele é o responsável por eliminar ácaros e bactérias, o que ajuda na boa respiração, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios e alérgicos.

Isso não quer dizer que o ar vai estar completamente puro, mas com o filtro, reduz a possibilidade de você respirar algum dos componentes que fazem mal à saúde.

Então, trocar o filtro de cabine é também cuidar da sua saúde e bem-estar!

Ar-condicionado

O que é o filtro de cabine e como funciona?

Instalado no sistema do ar-condicionado, normalmente atrás do porta-luvas, ele é feito de um material que lembra papel. Quando o ar passa através do filtro, as impurezas vão ficando no elemento filtrante, parecido com o que acontece quando o café é coado, sabe?

E é isso então, que proporciona um ar mais limpo para os ocupantes da cabine do carro, inclusive também diminuindo odores.

Tipos de filtros de cabine

Existe o filtro de cabine comum, e o filtro de cabine com carvão ativado. Você deve estar se perguntando qual a diferença entre eles, não é mesmo?

Bom, para começar, o que é carvão ativado? Ele é um material de carbono, que possui maior porosidade, tendo capacidade de coletar gases e impurezas. Esse fator faz com que ele tenha um poder de clarear, desodorizar e purificar.

Podemos dizer então que o carvão ativado no filtro é um plus, sendo um componente que potencializa o efeito de eliminar as impurezas do ar.

Quando trocar o filtro de cabine?

Não trocar o filtro de cabine não significa apenas que o ar não está mais sendo filtrado. O filtro é um ambiente muito propício para a proliferação de fungos e bactérias, isso quando ele não é trocado durante um longo período. 

Então, além de respirar um ar que não está sendo filtrado, com um filtro “vencido”, aumenta a chance de você ter contato com algo que não faça bem à saúde e fique resfriado, com alergia ou até mesmo que desenvolva alguma doença respiratória, nos piores casos.

O recomendável é que você verifique a condição do seu filtro com periodicidade. Para centros urbanos, 1 vez ao mês e regiões com muita poeira, a cada 15 dias, já para o litoral, não há uma recomendação específica, mas é importante checar com certa frequência também, pois apesar do ar ser menos poluído, a umidade é um fator de contribuição para a proliferação dos fungos e bactérias.

E o que checar na hora da verificação do filtro de cabine? Existem alguns sinais de que o filtro precisa ser trocado, como manchas no elemento filtrante, mau cheiro, além de presença de rasgos no papel. Ar-condicionado com menos força e embaçamento dos vidros internos também podem ser indicações de que o filtro não está cumprindo mais a sua função de filtrar as impurezas. 

É importante lembrar que mesmo que o seu filtro do ar-condicionado não tenha manchas, é recomendável que ele seja trocado uma vez ao ano ou a cada 10 mil km, podendo ter alguma variação dependendo do fabricante e da sua região. Uma dica é verificar se existe essa informação no manual do veículo.

Como você já deve saber, a manutenção preventiva é a chave para você evitar problemas maiores, e para os filtros, não poderia ser diferente. Então, fique atento a esses detalhes e mantenha uma boa higienização do seu ar-condicionado!

Postagens relacionadas