Vela de ignição e cabo de vela: Quando trocar?

É fundamental entender um pouco sobre o funcionamento dos carros, até mesmo para identificar possíveis falhas. Hoje vamos falar mais sobre vela de ignição e cabo de vela, componentes essenciais para o bom funcionamento do veículo.

Quer saber para o que essas peças servem, como é o funcionamento delas e sinais de que é preciso fazer a substituição? Vem conferir!

Vela de ignição e cabo de vela: Você sabe para o que serve?

Ambas as peças fazem parte do sistema de ignição do carro, responsável pela queima do combustível, fundamental para que o carro entre em movimento.

Além da vela de ignição e do cabo de vela, fazem parte do sistema de ignição: chave ou botão de partida, módulo eletrônico, bobina, alternador, bateria, chicote elétrico, relés e sensores. Nos carros antigos, podem ter algumas diferenças, pois ao invés de usar injeção eletrônica, eles possuem carburador.

E como funciona esse processo? Bom, de forma simplificada, o combustível entra dentro do cilindro, e juntamente com o ar, faz a queima com a faísca da vela, o que gera a energia para os pistões do motor se moverem. E para as velas funcionarem, elas contam com a ajuda dos cabos de vela (também conhecidos como cabos de ignição), que tem como função levar a corrente elétrica da bateria até elas.

Então, caso essas peças estejam em más condições, o veículo não vai ter o desempenho final esperado, apresentando falhas e perda de potência.

Sinais de que a vela de ignição e o cabo de vela precisam de troca

Como falamos, esses componentes estão diretamente ligados ao funcionamento do carro, fazendo com que ele realmente ande. Caso você sinta dificuldade para dar partida no carro, como o motor demorando para pegar, se o seu carro estiver falhando, engasgando ou dando solavancos, podem ser sinais de que as velas ou o cabo estejam com problema.

Além disso, você também pode notar perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e marcha lenta irregular, como o carro morrer com facilidade.

Quando trocar vela de ignição?

Vela de ignição

É recomendável que a cada 10 mil km seja feita uma verificação, para garantir que as velas de ignição estão em boas condições. Já a troca, normalmente é realizada entre 40 e 50 mil km, podendo variar de acordo com o manual do carro.

Caso você perceba algum dos sinais acima ou verifique que as velas de ignição possuem aspecto diferente, com coloração marrom, vermelha ou amarela, a substituição também pode ser necessária.

Quando trocar cabo de vela?

Cabo de vela

Diferente das velas de ignição, os cabos de vela não possuem uma recomendação exata da quilometragem em que deve ser feita a troca. Porém, a vida útil costuma ser semelhante a das velas.

É importante ficar atento aos sinais comentados acima, e quando for verificado as condições das velas, verificar também as dos cabos de vela. Se perceber que os cabos de vela apresentam rachaduras ou ressecamento, a troca deve ser realizada.

Postagens relacionadas