Tudo sobre câmbio automático

Câmbio automático

O conforto que o câmbio automático oferece para os motoristas têm conquistado cada vez mais os brasileiros. Uma pesquisa realizada pela S&P Globalapontou que as vendas de carros automáticos no Brasil aumentaram de 15% em 2012 para 60% em 2022, e de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, por volta de 50% dos emplacamentos de carros novos são de veículos automáticos. 

Se antes o câmbio automático era considerado um item de luxo, hoje ele está presente até mesmo em modelos de carro popular, tendo se tornado mais acessível se comparado a anos atrás. 

Se você está pensando em comprar um carro automático e quer saber tudo sobre esse tipo de câmbio, vem conferir!

O que é câmbio automático?

O câmbio automático é um sistema que realiza a troca de marchas do carro utilizando o pelo sistema de transmissão. Então, de acordo com a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm), automaticamente a marcha é trocada, sem que o motorista precise fazer isso manualmente.

A principal diferença entre o câmbio manual e o câmbio automático, é que no segundo não existe a embreagem. Ao invés disso, tem o conversor de torque, responsável por fazer a ligação entre a caixa de transmissão e o motor. É por isso que os carros automáticos possuem apenas dois pedais: acelerador e freio.

Com o carro automático, o motorista não precisa “sentir” o carro para saber o momento de trocar de marcha. O fato de não ter embreagem também colabora para o conforto, já que é uma função a menos para o motorista. 

Tipos de câmbio automático

Quando o assunto é carro automático, você pode se deparar com algumas nomenclaturas geram dúvidas. Isso porque existem alguns tipos de câmbio automático disponíveis no mercado. 

Câmbio automático convencional

Esse é o tipo mais comum de câmbio automático. Possui alavanca de marchas com as posições P (park), R (reverse), N (neutral) e D (drive), não tem pedal de embreagem, tendo o conversor de torque que funciona como uma “embreagem hidráulica”.

Câmbio CVT

CTV é a abreviação para continuously variable transmission (transmissão continuamente variável, em português). O câmbio CVT também funciona com conversor de torque, mas tem um sistema comduas polias de tamanhos diferentes e uma correia metálica de alta resistência, que fornece uma relação de marcha infinitamente variável. 

Na prática, isso tem como resultado acelerações que são previsíveis e graduais, tornando a condução mais suave. Além disso, também proporciona maior economia de combustível.

Câmbio automatizado

Também chamado de “câmbio manual automatizado”, esse sistema combina os dois tipos de câmbio. Possui embreagem e caixa de marchas, assim como no câmbio manual, mas tem como diferença ter um sistema eletro-hidráulico com sensores que analisam a velocidade do motor e envia as informações para a embreagem e marchas, tornando a troca de marcha mais rápida e suave para o motorista.

Existe o câmbio automatizado comum, com apenas uma embreagem, e também o câmbio automatizado com duas embreagens, conhecido como “câmbio de embreagem dupla”, que oferece um desempenho melhor.

O que significam as letras do câmbio automático?

Quem dirige carro manual está acostumado a ver números no câmbio, que indicam as marchas. Já nos carros automáticos, os números das marchas são substituídos por letras que correspondem às posições da alavanca. 

O que pode causar alguma confusão é que as letras são iniciais de palavras em inglês:

  • “D” (drive/dirigir): É a posição da alavanca para o carro se movimentar, trocando as marchas sozinho.
  • “P” (park/estacionar): É a posição da alavanca para quando o carro está parado.
  • “R” (reverse/ré): Posição que engata a marcha ré.
  • N” (neutral/neutro): Igual ao carro manual, é a posição de ponto neutro, também chamada de ponto morto.

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