Tudo que você precisa saber sobre carro blindado

Os carros blindados são aqueles que passam pelo processo de blindagem, tendo uma proteção extra super reforçada, que aumenta a resistência do veículo contra disparos de armas de fogo e golpes vindos de outros objetos. 

Pelo medo da criminalidade, muitas pessoas têm buscado blindar os seus carros de passeio, para se sentirem mais seguros. Mas será que vale a pena blindar o seu carro ou comprar um carro blindado? Venha conferir!

Como é feita a blindagem do carro?

Esse é um processo que deve ser feito apenas por uma blindadora credenciada. O primeiro passo que o profissional da blindadora realiza é desmontar o veículo praticamente inteiro, para que seja possível instalar os materiais com resistência à balística.
Então, o carro passa pela etapa da blindagem da carroceria, proteção para tornar os pneus mais resistentes e troca dos vidros comuns pelos de policarbonato. Depois disso, é feita a remontagem do veículo e o teste de certificação.

O carro recebe diversas camadas de proteção, e isso faz com que ele tenha um grande aumento no peso, que pode ir de 200 a 800 kg, dependendo do nível de blindagem e do modelo do carro. 

Quais são os níveis de blindagem automotiva?

Existem seis níveis de blindagem automotiva, mas apenas quatro são permitidas para carros de passeio. Sendo que os dois últimos níveis ficam restritos para uso das Forças Armadas Brasileiras e transportadores de valores. 

Nível 1: É o tipo mais leve, garantindo proteção apenas contra armas até o calibre 38 e ataques com ferros ou pedras. 

Nível 2: Tem a mesma proteção do nível 1, além de resistir a Magnum 357 e pistola 9mm.

Nível 3A: Além de resistir às armas dos níveis anteriores, ainda suporta Magnum 44 e submetralhadora Uzi. Esse é o tipo mais utilizado, tendo uma parcela de 95% dos veículos blindados do mercado. 

Nível 3: Suporta outras armas, além das mencionadas acima. A diferença é que o uso desse tipo de blindagem é restrito, sendo necessário justificar ao Exército o motivo da blindagem e solicitar autorização. 

Quais documentos são necessários para a blindagem do carro?

Até alguns anos atrás, para qualquer tipo de blindagem, era preciso solicitar uma autorização do Exército Brasileiro. Essa autorização era o Certificado de Registro do Exército, conhecido como CR, e que era válido por 3 anos.

Porém, desde 2021, esse processo não é mais necessário, ficando muito mais fácil. Hoje, para blindar o carro, é preciso ter o Certificado de Segurança Veicular (CSV), regulamentado pelo INMETRO e emitido por uma empresa licenciada pelo DENATRAN. Dessa forma, é possível regularizar o licenciamento do automóvel

Quanto custa blindar o carro?

De acordo com a Abralin (Associação Brasileira de Blindagem), para a blindagem de nível 3A, o preço tem uma média entre R$60 e R$70 mil. A variação do valor para a blindagem acontece dependendo da blindadora, do nível de blindagem e também do modelo do carro

Para um orçamento exato, verifique qual a blindadora credenciada e autorizada para realizar o serviço está mais próxima da sua localidade. 

É possível comprar um carro blindado?

Sim! Existem carros novos que vem com a blindagem de fábrica. Esses costumam ser veículos premium, mas considerando que realizar o serviço depois também tem um alto valor, pode ser uma opção.

Além disso, também existem carros usados blindados, que possuem um valor mais acessível, se comparado com as opções anteriores. Como após blindar um veículo, ele perde valor, então é uma alternativa para ter um carro blindado, gastando menos.

Se essa for a escolha, é importante se atentar se o carro está em bom estado e se o desempenho não foi comprometido pelo peso extra. Para garantir, faça uma vistoria com o seu mecânico de confiança. 

Além disso, verifique o prazo de validade da blindagem e se certifique que o veículo está em conformidade com o Detran e o CRLV possui a informação da alteração.

Postagens relacionadas