Embreagem: Tudo o que você precisa saber

A embreagem é um dos componentes mais utilizados pelo motorista, que sempre que vai mudar de marcha, utiliza o pedal da embreagem. Porém, nem todos sabem como funciona o sistema de embreagem do carro, e que na verdade, ele vai muito além de apenas o pedal.

Para saber tudo sobre o sistema de embreagem, de forma simplificada, venha conferir!

O que é e como funciona a embreagem?

O sistema de embreagem é composto por uma série de peças, sendo: platô, disco, cabo, sistema hidráulico, rolamento e pedal da embreagem. Todo esse sistema é acoplado ao volante e entra em funcionamento para que a marcha seja trocada. 

A embreagem faz com que o carro tenha a força necessária para que os movimentos do carro sejam realizados: como sair, aumentar e diminuir a velocidade. É importante frisar que sem a embreagem, o carro não seria capaz de sair do lugar!

E como a embreagem funciona? O seu funcionamento é mecânico, feito por vários discos. Quando o pedal da embreagem é acionado pelo motorista, o platô da embreagem aumenta ou diminui a pressão no disco, dando o comando de aumentar ou diminuir a velocidade do carro.

Como usar a embreagem de forma correta?

Como usar a embreagem de forma correta

Para aumentar a vida útil das peças que compõem a embreagem, existem algumas dicas de boas práticas. Usar as seguintes dicas de como usar a embreagem, vai evitar o superaquecimento que provoca o desgaste prematuro dos componentes.

1- Utilize a embreagem apenas em trocas de marcha

Para não ter um desgaste maior e prematuro dos componentes da embreagem, o correto é utilizá-la somente quando necessário, ou seja, nas trocas de marcha. 

2- Ao parar no sinal, não use a embreagem

É comum que os motoristas, principalmente os iniciantes, “segurem” o carro no semáforo usando a embreagem e o freio. Porém, essa prática provoca maior desgaste na embreagem, por isso, o mais recomendado é deixar o carro em neutro (ponto morto).

3- Não descanse o pé na embreagem

Deixar o pé apoiado na embreagem, mesmo em momentos onde a embreagem não será utilizada, é um hábito que também provoca um desgaste prematuro.

4- Não use a embreagem como freio 

Em subidas, use apenas o freio. Usar a embreagem para diminuir a velocidade em subidas, é um outro costume que faz com que ela tenha maior desgaste.

5- Nunca saia com o carro na segunda marcha

Sair com o carro em outra marcha que não seja a primeira, causa desgaste nos componentes da embreagem, além de aumentar o consumo de combustível. Por isso, sempre saia com o carro na primeira marcha!

Quando trocar a embreagem do carro?

O sistema de embreagem não tem uma vida útil pré-estipulada, dependendo muito de como o motorista usa a embreagem. Utilizando de forma correta, a embreagem pode durar mais de 100 mil km.

A indicação é realizar a revisão do carro a cada 10 mil quilômetros rodados, e na revisão, também verificar se a embreagem está em boas condições. Além disso, é importante ficar atento aos sinais, como: 

  • Barulho de ruído ou arranhado ao trocar de marcha;
  • Dificuldade para engatar as marchas; 
  • Vibração ao tirar o pé da embreagem;
  • Pedal da embreagem muito alto, muito baixo, duro e pesado;
  • Embreagem instável, parecendo não ter o ponto certo da embreagem;
  • Carro morrendo quando o motorista solta o pedal da embreagem.

Normalmente, quando chega a hora de trocar a embreagem, é trocado todos os componentes, conhecido como kit embreagem.

Postagens relacionadas