Radiador: água desmineralizada e aditivo
Cuidados com o radiador
O sistema de freios é um dos itens mais importantes quando falamos em segurança automotiva. Para dirigir de forma segura, evitando acidentes, é essencial que os componentes do sistema de freios do seu carro estejam em boas condições.
Nas rodas dianteiras, todos os carros têm freio a disco, que tem como componentes disco e pastilhas de freio. Já nas rodas traseiras, a maior parte dos carros utiliza o freio a tambor, que é um modelo mais antigo, mas ainda muito usado.
Hoje vamos falar mais sobre o sistema de freio a disco!
O disco de freio tem um formato que lembra um CD e fica conectado na roda do carro, girando conforme a roda também gira. Quando o condutor do veículo aciona o freio, através do pedal ou da alavanca, as pastilhas geram um atrito no disco, fazendo com que ele faça a roda desacelerar, assim, o seu carro também diminui a velocidade ou para.
Além de parar o carro em movimento, o sistema de freios também é o responsável por fazer o seu carro permanecer parado, quando estacionado.
Como falamos, o sistema de freios é o que faz com que o seu carro reduza a velocidade ou pare. E o freio a disco, sistema usado nas rodas dianteiras, é o que precisa ser mais eficiente para evitar um acidente.
Imagina precisar parar o seu carro por conta de uma criança que está atravessando a rua correndo ou de um veículo que freia inesperadamente, e o seu freio simplesmente não funciona como esperado? Isso em um dia de chuva, com a rua ou estrada molhada, piora ainda mais, não é mesmo?
Então, para garantir tanto a sua segurança como condutor do carro, quanto dos passageiros que possam estar com você, mas também dos pedestres e outros veículos, é de extrema importância que o seu sistema de freios esteja em boas condições.
É recomendado que todo o sistema de freios seja revisado a cada 10 mil km, mas é importante consultar o manual do carro, para confirmar se não há outra indicação para o seu veículo.
As pastilhas de freio costumam precisar de troca a cada 5 ou 10 mil km rodados, dependendo de como o carro é usado. Caso no momento da revisão, as pastilhas estejam com menos de 2mm de espessura, independente da quilometragem, a substituição é necessária.
Já o disco de freio tem uma durabilidade maior, podendo chegar até 40 mil km. Porém, é importante que a revisão seja feita, já que pode ser necessária a troca do disco ou alguma manutenção, como a retificação do disco, antes de atingir essa quilometragem.
Além da revisão nas quilometragens indicadas, também é importante ficar atento aos sinais que o seu carro dá.
Quando o disco e a pastilha de freio estão com algum desgaste, é comum que você perceba que a frenagem do carro está menos eficiente, mais lenta. Também pode acontecer da parte interna das rodas apresentar mais sujeira, por conta das partículas que se soltam a partir do atrito entre a pastilha e o disco.
Você também pode perceber uma vibração diferente no carro, quando o freio é acionado, ou até mesmo barulhos. Se a luz de freio acender (ponto de exclamação entre parênteses), também pode ser um sinal de que algum componente do sistema de freios esteja com problemas.
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