Direção mecânica, elétrica ou hidráulica: Quais as diferenças?

O sistema de direção do carro tem como função traduzir os movimentos que o motorista exerce no volante, para as rodas.

São quatro tipos de direção: mecânica, hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica. A direção mecânica é encontrada nos carros mais antigos, enquanto os carros novos já saem de fábrica com a direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica

Isso acontece, pois esses três últimos sistemas, demandam pouco — ou nenhum — esforço do motorista. Já na direção mecânica, fazer uma manobra pode se parecer com um exercício de academia. 

Mesmo que seja comum ouvir sobre os tipos de direção, é recorrente que as pessoas tenham dúvidas sobre como funciona cada direção e quais as diferenças. Então, vem conferir!

Direção mecânica

Esse é o sistema de direção mais antigo. Ele é composto basicamente por uma barra ligada no eixo de direção do carro, e funciona pela força que o motorista faz no volante, por isso que a direção é mais rígida e pesada.

A direção mecânica é menos confortável de dirigir e manobrar o carro, mas tem como vantagem ser mais barata, tendo a manutenção mais em conta. Além disso, comprar um carro com direção mecânica costuma ter um custo menor do que um veículo que tenha um sistema de direção mais moderno. 

Direção hidráulica

Também chamada de direção assistida, a direção hidráulica tem um sistema que torna a direção mais leve e macia, exigindo menos força e esforço físico do motorista. Se já foi considerado um luxo ter um carro com direção hidráulica, hoje, ela se tornou o tipo mais popular entre os carros atuais. 

A direção hidráulica tem um sistema composto por bomba hidráulica, tubulação de baixa e alta pressão, reservatório de óleo, pinhão e cremalheira. De forma simplificada, quando o motorista movimenta o volante, o óleo faz a função de lubrificar o sistema, o que diminui o atrito, e torna o movimento mais leve e a direção mais confortável. 

Como é um sistema que funciona com óleo, é importante lembrar de realizar a manutenção para a troca do óleo, de acordo com a quilometragem indicada no manual do carro.

Direção elétrica

A direção elétrica funciona através de um motor elétrico que é acoplado na barra de direção ou na coluna de direção do carro. Possuindo sensores de movimento, quando o motorista movimenta o volante, os sensores enviam esse sinal a um modo eletrônico.

Diferente da direção hidráulica, o sistema de direção elétrica dispensa o uso de óleo e não usa o motor do carro. E mesmo assim, a direção é super leve e macia, não exigindo nenhum esforço físico por parte do motorista.

Direção elétro-hidráulica

Como o próprio nome sugere, esse tipo de sistema é a junção da direção hidráulica e da direção elétrica. Sendo o tipo mais moderno, une as vantagens de cada um desses sistemas de direção!

Possui então, um motor elétrico, como na direção elétrica, não sendo usado o motor principal do carro. Mas assim como na direção hidráulica, utiliza o óleo para tornar a direção mais leve.

Direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica: Qual a mais leve?

As três opções são leves e macias, não exigindo que o motorista use força para realizar manobras no carro. As principais diferenças estão em como cada sistema funciona e quais cuidados é preciso ter com cada uma.

Na direção hidráulica é necessário se atentar a possíveis vazamentos, checando regularmente o nível do reservatório de óleo. Além disso, é preciso manter a manutenção em dia, com a troca de óleo. Para a direção elétro-hidráulica, também é necessário se atentar ao óleo.

Já na direção elétrica, esses cuidados são menores, já que não é usado o fluido. Sobre manutenção, caso a direção elétrica pare de funcionar, ainda será possível ter o controle do veículo, ela apenas ficará mais dura, parecida com a direção mecânica.

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