Dicas para alugar carro para as férias

mulher carro ferias

Chegou o momento de tirar alguns dias de folga e curtir as férias? Tanto para uma viagem de carro, quanto para se locomover no destino final, pode ser necessário alugar um carro.

Você sabe como alugar um carro? Qual modelo de carro alugar? Em quais situações realmente valem a pena?

Para ter uma viagem tranquila e sem dores de cabeça, é importante analisar todos os pontos. Então, vamos lá?

Quando alugar um carro para as férias?

Existem duas situações onde alugar um carro pode ser uma ótima opção. A primeira é para fazer a viagem de carro, e nesse caso, vale à pena se você não tiver um carro próprio ou se o seu carro não atende para aquela viagem, seja pelo conforto ou por precisar de um carro mais espaçoso.

Já a segunda situação, que provavelmente seja a mais comum, é alugar o carro já na cidade de destino. Aqui, a viagem pode ser feita de avião ou outro meio de transporte, mas é um caso que quando você chegar ao destino, não terá como se locomover.

Nesse tipo de viagem de férias, é importante considerar como é a cidade para a qual você está indo. É uma viagem internacional ou nacional

Para uma viagem nacional, pesquise melhor sobre como é a cidade, para entender se vale mais a pena alugar o carro ou então usar carros de aplicativo. Se for uma viagem com crianças, alugar um carro pode ser mais confortável.

Já para as viagens internacionais, é interessante saber mais sobre como funciona o trânsito neste local. Por exemplo, países como Índia e Tailândia tem um trânsito muito mais caótico do que estamos acostumados e dirigir por lá não vai ser uma tarefa fácil, então alugar um veículo passa a não ser uma opção muito viável.

Um outro ponto a se considerar para uma viagem internacional de férias é como é o transporte público. Para alguns países da Europa, por exemplo, muitos turistas preferem se locomover dessa forma. Já para os Estados Unidos, é muito comum que a opção escolhida seja o aluguel de um carro

Qual modelo de carro alugar?

Depois de analisar os pontos, você percebeu que a melhor opção é alugar um carro. E agora, qual modelo de carro escolher e como fazer isso?

Primeiramente, veja qual o seu orçamento para o aluguel do carro, e ainda, quantas pessoas vão na viagem e se você precisa de um carro maior e mais espaçoso. Para viagens de família, SUV e carros com porta-malas maiores podem ser a escolha mais certeira.

Veja ainda, se você vai se locomover bastante em estradas, se vai andar por trechos de terra ou se será mais dentro da cidade. Para andar na cidade, os modelos 1.0 já atendem bem e são mais econômicos, já para longos percursos em estradas, um carro que seja um pouco mais potente, vai ser mais ideal. Por fim, caso seja uma viagem mais aventureira e com trechos de terra, opte por picapes e utilitários.

Depois de escolher o carro ideal para a sua viagem, compare os preços em algumas locadoras, para analisar qual vale mais a pena.

Reserve o carro com antecedência 

É importante se atentar a data da viagem de férias, já que início de ano, final de ano e meio do ano são datas onde a procura por carros de aluguel se tornam maiores. 

Então, para conseguir o tipo de carro desejado e ainda poder comparar preços e verificar possíveis descontos (como poder trocar pontos do cartão de crédito ou milhas), o mais indicado é fazer a reserva com antecedência, sem deixar para a última hora.

Chegou o momento de alugar o carro e definir os últimos detalhes

Primeiro e mais importante: alugue um carro com seguro. Nunca sabemos os imprevistos que podem acontecer e o seguro do carro é com certeza uma precaução necessária. Apenas confirme todos os detalhes, como o valor da franquia para casos de batidas.

Veja se para o seu tipo de viagem vale mais a pena a locação do carro por quilômetros percorridos ou km livre, comparando as tarifas. E ainda, se há necessidade do aluguel de algum acessório, como assento para criança, baú para o teto do carro, entre outros.

Retirada e devolução do carro

Antes de sair com o carro da locadora, confira se está tudo em ordem, se há algum risco ou amassado no carro, estado dos pneus, funcionamento das luzes do veículo e motor. Para amassados e riscos na lataria, essas informações devem estar no contrato, já que na devolução, você precisa deixar o carro nas mesmas condições em que foi retirado. 

Por fim, tenha atenção se é preciso devolver o carro com o tanque cheio. Se sim, prefira abastecer próximo a locadora.

Postagens relacionadas