Dia do Automóvel: Curiosidades sobre a história dos carros no Brasil

Você já imaginou como seria a sua vida sem a existência dos automóveis? Hoje, os carros são sinônimos de praticidade, conforto, necessidade e paixão para muitos!

Aposto que você tem alguma história legal que envolve um carro, seja algo recente ou de infância, que tenha uma memória afetiva e dê aquela sensação de nostalgia. Pois é, os veículos de quatro rodas estão presentes em muitos momentos das nossas vidas!

, viemos te contar algumas curiosidades sobre a história dos carros no Brasil.Vai ser uma corrida rápida e super interessante, vamos lá?

Como surgiu o Dia do Automóvel?

Foi em 1934 que Getúlio Vargas, presidente do Brasil na época, decretou o dia 13 de maio como o Dia do Automóvel. E por que essa data?

Existem algumas teorias sobre isso, mas a mais aceita é que nesse mesmo dia, alguns anos antes do decreto, foi inaugurada a primeira rodovia pavimentada do Brasil, tanto que alguns se referem a data como “dia do automóvel e da estrada de rodagem”.

A rodovia percorre cerca de 66 km e liga a até então Capital da República, Rio de Janeiro, à cidade de Petrópolis.

Qual foi o primeiro carro do Brasil?

Santos Dumont

O dono do primeiro automóvel do Brasil, foi ninguém menos que Santos Dumont, o pai da aviação. O carro importado da Europa em 1891, era um Peugeot Typ 3, que na verdade, se olharmos bem, lembra mais uma carruagem sem cavalos, do que realmente um carro, não é mesmo?

Mas o importante é que o veículo era motorizado, então chamaremos de carro, e na época, uma baita novidade em solo brasileiro!

Porém, o carro de Santos Dumont não tinha placa. A placa de número 1 do Brasil, pertenceu a Conde Francesco Matarazzo, alguns anos depois, em 1900, em São Paulo.

O veículo escolhido pelo Conde, era um Packard Dietrich, que mais tarde, fez parte da coleção de Og Pozzoli, dono do maior acervo de carros antigos do Brasil, falecido em 2017.

Qual foi a primeira fábrica de automóveis do Brasil?

Ford-t

A Ford foi a primeira montadora a se instalar no Brasil, em maio de 1919. A fábrica localizada no centro de São Paulo, produzia o Modelo T Ford, que também ficou conhecido como “Ford Bigode”. O carro que já era sucesso no exterior, era produzido no Brasil usando peças importadas.

A montadora americana permaneceu no Brasil até 2021, quando encerrou suas produções no país.

E o primeiro carro produzido 100% aqui, você sabe qual foi?

Romi-Isetta

Como vimos, a Ford já fabricava carros em solo verde e amarelo desde 1919, mas as peças não eram nacionais. O primeiro veículo a ser feito completamente no Brasil, foi o Romi-Isetta, um carro pequenininho e bem diferente.

A fábrica localizada no interior de São Paulo, teve produção que durou de 1956 a 1961. Esse modelo, que lembra um carro de desenho animado, levava 2 ocupantes e tinha apenas 3 rodas e uma única porta, que abria para a frente. Curioso, não é mesmo?

Recentemente, a empresa Micro Mobility lançou um microcarro elétrico, inspirado no brasileiro Romi-Isetta. Batizado de Microlino, o veículo tem visual futurístico, e a empresa avisa em seu site “isso não é um carro!”.

É indiscutível que desde o seu lançamento na década de 50, o Isetta já era um veículo exótico, e sempre causou polêmicas acerca do assunto se ele poderia ser mesmo classificado como um carro. Portanto, não é surpresa que a sua reencarnação moderna, use isso quase como uma brincadeira.

Postagens relacionadas