Radiador: água desmineralizada e aditivo
Cuidados com o radiador
A correia dentada, também chamada de correia sincronizadora, é uma correia ou corrente que possui pequenos dentes e liga o virabrequim ao eixo-comando das válvulas. Como o próprio nome diz, tem como função sincronizar as partes do motor.
Ela é feita normalmente de borracha, mas também pode ser de metal. A escolha do material é do fabricante, não sendo possível a substituição de uma pela outra.
O tensor da correia dentada (ou tensionador) atua juntamente com a correia sincronizadora, exercendo a tensão necessária para o seu bom funcionamento. Por trabalharem juntos, ambos são de extrema importância para o motor, e a quebra de qualquer um deles pode trazer um prejuízo bem alto.
Você provavelmente já ouviu sobre o prejuízo que é ter uma correia dentada que estourou, não é mesmo?
Isso porque, como é a correia dentada que sincroniza o movimento do motor, caso ela se rompa, o motor simplesmente para. Quando isso acontece, as válvulas se chocam com os pistões, fazendo com que seja necessário a troca de todas que foram danificadas.
Esse choque entre os pistões e as válvulas causa um barulho que é típico de metais, e como o carro para na hora, não gera dúvidas do que aconteceu.
Os mecânicos costumam chamar isso de “morte instantânea', porque realmente diversas peças “morrem” nesse impacto. Então é algo que gera prejuízo, pelo conserto ter um valor alto para substituir todos os componentes.
Para evitar que isso aconteça, é necessário realizar a substituição de acordo com o manual do veículo, fazendo também a revisão periódica a cada 10 mil km ou a cada 6 meses, para garantir que está tudo em ordem.
A vida útil dacorreia dentada pode variar de acordo com o motor e o fabricante, mas costuma ter em média uma duração de 50 a 80 mil km, aproximadamente entre 3 e 4 anos de uso. Para confirmar qual a recomendação para o seu carro, consulte o manual do veículo.
Porém, como comentamos acima, independente da quilometragem recomendada para substituição, é importante seguir uma revisão periódica, para ter certeza que a substituição não é necessária antes desse tempo.
Já para a troca do tensor da correia dentada, não existe um consenso se deve ou não ser feita em conjunto com a substituição da correia dentada. Enquanto algumas marcas recomendam a troca em conjunto dos dois componentes, de forma preventiva, outras indicam a substituição para a correia dentada e a inspeção periódica visual para o tensor.
Existe então, uma discussão acerca do tema, principalmente porque a inspeção apenas visual pode não ser precisa para determinar se o tensor está em condições para aguardar uma troca apenas em uma próxima manutenção.
Além disso, a troca em conjunto pode não alterar tanto no orçamento, comparada a substituição apenas da correia dentada. Se esse for o caso, pode valer mais a pena fazer a troca preventiva do tensor também.
Como a quebra desses componentes é algo que gera um alto prejuízo, ações preventivas costumam ser o melhor caminho. Mas para decidir se realiza a troca em conjunto da correia dentada e tensor, verifique as recomendações do fabricante e também faça a análise junto ao seu mecânico de confiança.
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