Radiador: água desmineralizada e aditivo
Cuidados com o radiador
Com o preço alto dos carros novos, o mercado de carros usados e seminovos ficou aquecido. A principal diferença entre comprar um carro novo e um usado ou seminovo, é que na primeira opção você não precisa se preocupar com nada relacionado a manutenção do veículo.
Porém, ao comprar um carro usado, além de avaliar a situação do carro com bastante atenção para não adquirir um carro-bomba, que vai dar aquela dor de cabeça (e no bolso), é indicado trocar alguns componentes de forma preventiva para evitar futuros problemas mais caros. Você já sabe quais são essas peças? Vem conferir!
Mesmo que o veículo tenha um bom histórico de manutenção e que você confie no vendedor, é recomendado trocar 5 itens assim que você compra o carro. Isso previne um prejuízo muito maior no futuro!
A correia dentada, conhecida também como correia sincronizadora, é uma correia ou corrente que possui pequenos dentes e liga o virabrequim ao eixo-comando das válvulas.
Caso a correia se rompa, o motor simplesmente para e o prejuízo é alto. Isso porque, nessa situação, as válvulas se chocam com os pistões e vários componentes são danificados, sendo necessário uma substituição maior de peças.
Quando o assunto é correia dentada, a precaução sempre é a melhor escolha. E se a quilometragem do carro for alta, também é indicado a troca em conjunto com o tensor.
Quando falamos em freio, estamos falando sobre segurança. E a troca da pastilha de freio é um componente que, em bom estado, evita o desgaste prematuro de outras peças do sistema de freio.
A troca é considerada simples e barata, e como previne o desgaste de outros componentes que são mais caros, evita também um gasto maior no futuro. Então, ao comprar um carro usado, para a sua segurança e para o seu bolso, faça a manutenção da pastilha de freio.
Filtro de ar: É ele quem filtra as impurezas, fazendo com que apenas o ar limpo chegue até a câmara de combustão. Em bom estado, evita o desgaste prematuro de peças do motor.
O prazo estipulado para troca é a cada 10 mil km, e caso não aconteça, a sujeira se acumula, as impurezas chegam até o motor e o veículo perde desempenho, aumentando o consumo.
Filtro de combustível: Ele elimina as impurezas do combustível (álcool ou gasolina), impedindo que a sujeira chegue até a bomba de combustível ou bico injetor.
Caso não seja trocado a cada 10 mil km (ou quilometragem indicada no manual do carro), compromete a bomba de combustível e a sujeira chega até o sistema de injeção, gerando falhas e diminuindo o rendimento do veículo.
Filtro de óleo: É o responsável por eliminar as impurezas que são geradas pelo atrito entre as peças do motor. A sua troca deve ocorrer sempre que o óleo for trocado.
Os filtros possuem uma data recomendada para troca, porém, ao comprar um carro usado, pode ser difícil ter certeza de quando foi feita a última substituição. Por isso, faça a troca assim que comprar o carro.
E além dos filtros acima, pensando na sua saúde, também é indicada a troca do filtro do ar-condicionado.
O óleo lubrificante tem a função, como o próprio nome diz, de lubrificar as peças do motor, fazendo com que ele trabalhe com menos atrito. Além de preservar a saúde dos componentes do motor, também evita o superaquecimento.
Caso a troca não seja feita dentro do prazo recomendado, o atrito entre as peças aumenta o desgaste do motor. Assim como os filtros, é recomendado que seja feita a troca ao comprar o carro, de forma preventiva.
Além do óleo lubrificante, também é recomendada a troca do fluído de freio e do fluído de arrefecimento.
Caso as velas de ignição não estejam em boas condições, há dificuldade em dar partida, o carro perde desempenho, aumenta o consumo de combustível, e ainda, o carro pode “morrer” ou começar a “engasgar”. Além disso, os componentes do motor podem ser danificados, o que vai gerar um prejuízo maior para o seu bolso.
A troca geralmente é recomendada a cada 40 ou 50 mil km, e a verificação a cada 10 mil km. Ao comprar um carro usado, faça a troca das velas de ignição, ou pelo menos, leve até um mecânico para checar se estão em bom estado.
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