Compra de carro usado: Quais peças trocar?

Mulher comprando carro

Com o preço alto dos carros novos, o mercado de carros usados e seminovos ficou aquecido. A principal diferença entre comprar um carro novo e um usado ou seminovo, é que na primeira opção você não precisa se preocupar com nada relacionado a manutenção do veículo.

Porém, ao comprar um carro usado, além de avaliar a situação do carro com bastante atenção para não adquirir um carro-bomba, que vai dar aquela dor de cabeça (e no bolso), é indicado trocar alguns componentes de forma preventiva para evitar futuros problemas mais caros. Você já sabe quais são essas peças? Vem conferir!

Mecânico Carro

Quais peças trocar ao comprar um carro usado?

Mesmo que o veículo tenha um bom histórico de manutenção e que você confie no vendedor, é recomendado trocar 5 itens assim que você compra o carro. Isso previne um prejuízo muito maior no futuro!

1- Correia dentada

A correia dentada, conhecida também como correia sincronizadora, é uma correia ou corrente que possui pequenos dentes e liga o virabrequim ao eixo-comando das válvulas.

Caso a correia se rompa, o motor simplesmente para e o prejuízo é alto. Isso porque, nessa situação, as válvulas se chocam com os pistões e vários componentes são danificados, sendo necessário uma substituição maior de peças. 

Quando o assunto é correia dentada, a precaução sempre é a melhor escolha. E se a quilometragem do carro for alta, também é indicado a troca em conjunto com o tensor. 

2- Pastilha de freio

Quando falamos em freio, estamos falando sobre segurança. E a troca da pastilha de freio é um componente que, em bom estado, evita o desgaste prematuro de outras peças do sistema de freio

A troca é considerada simples e barata, e como previne o desgaste de outros componentes que são mais caros, evita também um gasto maior no futuro. Então, ao comprar um carro usado, para a sua segurança e para o seu bolso, faça a manutenção da pastilha de freio.

3- Filtros

Filtro de ar: É ele quem filtra as impurezas, fazendo com que apenas o ar limpo chegue até a câmara de combustão. Em bom estado, evita o desgaste prematuro de peças do motor.

O prazo estipulado para troca é a cada 10 mil km, e caso não aconteça, a sujeira se acumula, as impurezas chegam até o motor e o veículo perde desempenho, aumentando o consumo.

Filtro de combustível: Ele elimina as impurezas do combustível (álcool ou gasolina), impedindo que a sujeira chegue até a bomba de combustível ou bico injetor. 

Caso não seja trocado a cada 10 mil km (ou quilometragem indicada no manual do carro), compromete a bomba de combustível e a sujeira chega até o sistema de injeção, gerando falhas e diminuindo o rendimento do veículo. 

Filtro de óleo: É o responsável por eliminar as impurezas que são geradas pelo atrito entre as peças do motor. A sua troca deve ocorrer sempre que o óleo for trocado. 

Os filtros possuem uma data recomendada para troca, porém, ao comprar um carro usado, pode ser difícil ter certeza de quando foi feita a última substituição. Por isso, faça a troca assim que comprar o carro. 

E além dos filtros acima, pensando na sua saúde, também é indicada a troca do filtro do ar-condicionado.

4- Óleo

O óleo lubrificante tem a função, como o próprio nome diz, de lubrificar as peças do motor, fazendo com que ele trabalhe com menos atrito. Além de preservar a saúde dos componentes do motor, também evita o superaquecimento.

Caso a troca não seja feita dentro do prazo recomendado, o atrito entre as peças aumenta o desgaste do motor. Assim como os filtros, é recomendado que seja feita a troca ao comprar o carro, de forma preventiva.

Além do óleo lubrificante, também é recomendada a troca do fluído de freio e do fluído de arrefecimento.

5- Velas de ignição

Caso as velas de ignição não estejam em boas condições, há dificuldade em dar partida, o carro perde desempenho, aumenta o consumo de combustível, e ainda, o carro pode “morrer” ou começar a “engasgar”. Além disso, os componentes do motor podem ser danificados, o que vai gerar um prejuízo maior para o seu bolso.

A troca geralmente é recomendada a cada 40 ou 50 mil km, e a verificação a cada 10 mil km. Ao comprar um carro usado, faça a troca das velas de ignição, ou pelo menos, leve até um mecânico para checar se estão em bom estado.

Postagens relacionadas