Você sabe como usar o triângulo de sinalização?

Você está andando com o carro na cidade ou na estrada e acontece algo que faz com o que o veículo pare, como um pneu furado, por exemplo. O que você faz?

Nesses casos, é de extrema importância usar o triângulo de sinalização, também chamado de triângulo de segurança, para avisar os próximos motoristas que há um carro parado ali. Isso evita acidentes, pois os condutores dos outros carros ou motos verão que tem um carro parado e vão diminuir a velocidade, já sabendo que possivelmente vão precisar desviar.

Quando usar o triângulo de sinalização?

Em todos os casos de emergência que envolvem o carro estar impossibilitado de andar, o uso do triângulo é necessário e fundamental. Vale lembrar que o triângulo de sinalização é um item obrigatório de segurança, e não usá-lo se enquadra como infração grave.

Então, situações como pneu furado, pane no sistema do carro ou acidente, deve ser feita a sinalização com o triângulo de segurança (dispositivo de sinalização luminosa e refletora de emergência).

Ainda, nesses casos, é recomendável estacionar fora da pista, para maior segurança. E quando o motivo for acidentes, se não tiver vítimas e os carros não estiverem impossibilitados de andar, o mais correto é retirar os veículos da pista o mais rápido, tanto para segurança, quanto para não atrapalhar a passagem, criando trânsito.

Como usar o triângulo de sinalização?

Você já sabe quando o triângulo de sinalização deve ser utilizado, mas e como? Primeiramente, é importante lembrar que antes de posicionar o triângulo, deve-se acender o pisca alerta, já como medida para alertar os condutores.

Com atenção e cuidado para não sofrer um acidente, retire o triângulo de segurança do seu carro e encontre o local correto para posicioná-lo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o triângulo de sinalização deve ser colocado no mínimo a 30 metros de distância do carro.

Para medir essa distância, conte os seus passos. No caso de 30 metros, por exemplo, dê 30 passos largos, contando sempre aproximadamente um passo para cada metro.

Como dizemos, essa é a distância mínima. Então, em quais casos é necessário posicionar o triângulo de sinalização mais longe?

Em situações de chuva, neblina ou cerração, é preciso dobrar a distância. Além disso, para maior segurança, também é recomendável considerar a velocidade da via onde o carro parou.

Para fazer a contagem dos metros/passos de distância para o triângulo de sinalização, veja qual o limite de velocidade e coloque o triângulo de acordo com isso. Por exemplo, se o limite de velocidade da via é de 40 km/h, o triângulo de sinalização deve ser colocado a 40 metros do veículo (40 passos), caso o limite seja de 80 ou 110 km/h, a distância é correspondente da mesma forma.

Postagens relacionadas