Carros elétricos no Brasil: Quais os modelos mais baratos?

Os carros elétricos ficaram mais populares nos últimos anos, e no Brasil, esse também é um mercado que está em crescimento. Atualmente, já são mais de 100 mil carros movidos a bateria (entre elétricos e híbridos) que percorrem as ruas brasileiras, marco que foi atingido em julho passado.

Embora esteja em expansão, os carros elétricos ainda representam uma pequena parcela do mercado automotivo, se comparado aos tradicionais carros a combustão. Isso se deve principalmente porque são carros que possuem um custo mais elevado, não estando ao alcance de boa parte dos brasileiros.

Por isso, fizemos uma lista dos carros elétricos mais baratos que são vendidos no Brasil, além de trazer algumas curiosidades e informações sobre os carros elétricos. Se interessou? Vem conferir!

Curiosidade: O primeiro carro elétrico a andar no Brasil foi um carro nacional

Carro Gurgel Itaipu

Embora os carros elétricos possam parecer uma super novidade, eles já estão no mercado desde o final do século 19, principalmente na Europa. No Brasil, o Gurgel Itaipu foi lançado em 1974, sendo produzido nacionalmente e o primeiro carro elétrico a andar em terras brasileiras. 

Se tratava de um carro pequeno de apenas dois lugares, e que tinha um design diferente dos carros da época, e até lembrava um carro de brinquedo. O Gurgel Itaipu apresentava autonomia de 50 km, e há 50 anos atrás, era um projeto brasileiro inovador. 

Devido a concorrência com as empresas automotivas estrangeiras em solo brasileiro, a Gurgel faliu e os seus carros elétricos ficaram apenas na lembrança.

Lista: Os 6 carros elétricos mais baratos no Brasil

1- JAC E-S1

Preço: R$ 145.900

JAC E-S1

Liderando a lista, o JAC E-S1 é o carro elétrico mais barato do Brasil, quase empatando em preço com o carro que ocupa a segunda posição no ranking. 

O subcompacto é feito na China e se trata de uma união entre a JAC Motors e a Volkswagen. Ele tem autonomia de 302 km (pela norma NEDC), a bateria conta com capacidade de 30 kWh e o motor elétrico tem potência de 62 cv com torque de 15,3 kgfm, que proporciona ir de 0 a 100km/h em 10,7 segundos.

2- Renault Kwid E-Tech 

Preço: 146.990

Renaulot Kwid E-Tech

Custando apenas R$1.000 a mais do que o líder da lista, o Renault Kwid E-Tech já foi o carro elétrico mais barato do Brasil, antes do seu aumento de preço e da redução da JAC, que possui modelo concorrente.

Também fabricado na China, ele tem motor elétrico com potência de 65 cv e torque de 11,5 mkgf. De acordo com o Inmetro, o Kwid elétrico roda até 298 km na cidade, já em rodovias, seu consumo de bateria aumenta e a autonomia se torna menor.

3- Caoa Chery iCar

Preço: R$ 149.990

Caoa Chery iCar

Mais um subcompacto para a lista! O Caoa Chery iCar também já liderou esse ranking, além de ter sido o carro elétrico mais vendido do Brasil no ano passado. 

Com apenas 3,20 metros de comprimento, o Chery iCar é o menor carro comercializado no Brasil e leva até 4 passageiros.

O motor elétrico tem potência de 61 cv e torque de 15,3 kgfm. A autonomia é de 197 km, de acordo com o padrão brasileiro. 

4- Peugeot e-208

Preço: 235.990

Peugeot e-208

No final de 2022, o Peugeot e-208 chegou a custar R$219.990, mas mesmo com o seu aumento de preço, continua fazendo parte da lista dos carros elétricos mais baratos do Brasil

O hatch elétrico da Peugeot tem motor com potência de 136 cv e torque de 26,5 mkgf. A sua autonomia é de 345 km (pelo ciclo WLTP) e de 220 km (pelo PBEV, padrão brasileiro).

5- JAC E-JS4

Preço: R$239.990

JAC E-JS4

Esse é o carro SUV elétrico mais barato! Ele conta com parte interna espaçosa, motor com potência de 150 cv e torque de 34,7 kgfm, que proporciona ir de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

A autonomia do JAC E-JS4 é de 420 km, de acordo com o padrão NEDC, e a bateria tem capacidade de 55 kWh.

6- Renault Zoe

Preço: 239.990

Renault Zoe

Pelo mesmo preço do SUV elétrico da JAC, aparece empatado o hatch Renault Zoe. Ele conta com motor elétrico com potência de 135 cv e torque de 25 mkgf, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

A autonomia é de 385 km, de acordo com o ciclo WLTP.

O que é a autonomia dos carros elétricos?

Falamos bastante sobre a autonomia dos carros elétricos, que é quantos quilômetros o carro pode andar com a carga da bateria. Essa informação pode aparecer estabelecida pelos padrões: NEDC (New European Driving Cycle), WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure), EPA (Environmental Protection Agency) e PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).

Os três primeiros são padrões internacionais, que não serão mais permitidos no Brasil. Em breve, as montadoras só poderão informar o alcance dos carros elétricos pelo PBEV, de acordo com o Inmetro

Postagens relacionadas