7 Cuidados com o carro no inverno

A estação mais fria do ano está chegando e para garantir o bom funcionamento do seu carro, é preciso ter alguns cuidados. Em 2023, o inverno começa em 21 de junho, mas os dias frios podem chegar antes.

Mesmo que no Brasil não tenha um inverno rigoroso, as baixas temperaturas ainda podem impactar no funcionamento do veículo. Por isso, é importante tomar algumas medidas de cuidados preventivos com carro. Vem conferir!

1- Tenha cuidado com a bateria no inverno

Nos dias frios, o óleo fica menos fluído e mais denso, fazendo com que o motor precise de mais “energia” para funcionar. Como essa condição exige mais carga da bateria, é comum que ela descarregue durante o inverno.

Para evitar que isso aconteça, faça a manutenção preventiva tanto da bateria, quanto do alternador, que é o responsável por recarregar a bateria. Além disso, nos dias frios, não dê partida com outros equipamentos eletrônicos ligados, como rádio e faróis, pois isso vai demandar ainda mais da bateria.

2- Cuidado ao dar partida no carro

Principalmente nos carros a álcool, as temperaturas mais baixas prejudicam no momento da partida. Até mesmo por isso, alguns veículos são equipados com o chamado “tanquinho” (tanquinho da partida a frio), que é como um reservatório para gasolina, para tornar mais fácil a partida.

Para carros flex, durante o inverno, não use apenas álcool. Coloque pelo menos 5% de gasolina da capacidade do tanque, que isso já vai ajudar na hora de dar partida.

Além disso, é importante não exigir muito do motor do carro nos primeiros quilômetros. Evite acelerações até que a sinalização do marcador de temperatura atinja a posição central, ou que não apareça mais no painel a indicação de que o motor está na fase fria.

3- Mantenha o tanquinho da partida a frio cheio

Como falamos acima, o tanquinho da partida a frio é importante para a partida nos dias em que a temperatura está mais baixa. Se o seu carro tem o “tanquinho”, mantenha-o abastecido e cheio, preferencialmente com gasolina aditivada.

4- Faça a higienização interna e revise o ar quente

Inverno é quase um sinônimo de resfriados e gripes, não é mesmo? E são nos dias mais frios que costumamos andar com os vidros fechados, sem circulação do ar. Para prevenir as doenças respiratórias, faça a higienização interna do carro, de preferência, antes do início do inverno.

Um outro ponto para se atentar e evitar doenças, é revisar o ar quente do carro. Como ele não é usado na maior parte do ano, o sistema pode ter acumulado poeira, fungos e bactérias durante o tempo em que ficou parado. Então, para evitar de ficar doente, faça a revisão e a limpeza do aquecedor do carro.

5- Fique atento ao sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento, também conhecido como sistema de refrigeração, é o responsável por controlar a temperatura do motor. Nos dias com temperaturas muito baixas, que acontecem principalmente no Sul do país, o líquido de arrefecimento (ou líquido do radiador) pode congelar.

Para evitar o congelamento do líquido, ainda mais se você mora em um local que faz um inverno rigoroso, se atente ao período em que deve ser feita a troca do líquido de arrefecimento e também a proporção correta da quantidade de aditivo.

6- Atenção às palhetas do limpador de para-brisa

Assim como no verão, a borracha das palhetas do limpador de para-brisa também podem ficar ressecadas durante o inverno, principalmente em caso de frio intenso e tempo seco. O ressecamento da borracha pode causar barulho ao usar as palhetas, e ainda, risco de danificar os vidros do para-brisa.

É recomendável a troca das palhetas do para-brisa duas vezes ao ano, ou caso você perceba que a borracha está ressecada.

7- Evite deixar o carro em ambientes abertos

Para facilitar a partida, se possível, mantenha o carro na garagem ou em local fechado e com menos contato com o frio. Isso especialmente durante a noite, para que na manhã seguinte, você consiga dar partida no carro sem problemas.

Postagens relacionadas