Radiador: água desmineralizada e aditivo
Cuidados com o radiador
O sistema de freio é um dos mais importantes quando falamos sobre segurança e com certeza ninguém quer passar por uma situação onde é deixado na mão pelo freio.
Confira 10 dicas que vão aumentar a vida útil do freio, além de cuidados que se deve ter e sinais de atenção para possíveis problemas no sistema de freio!
A não ser que seja inevitável, o recomendado é frear de forma leve. Isso porque, quando a frenagem é brusca, exige muito mais do sistema de freio.
É importante lembrar que mesmo que o freio seja feito para ter a força de suportar o peso de uma frenagem brusca, frear sempre dessa forma pode desgastar os componentes do sistema mais rapidamente.
É comum que algumas pessoas usem a marcha no ponto morto quando estão em descidas ou continuem na marcha que estavam antes, porém isso não é recomendado. O mais correto é que em descidas, o carro esteja engatado na mesma marcha que seria usada se fosse uma subida.
Então, ao invés de descer com a marcha na quinta, por exemplo, o motorista reduz para segunda ou terceira. Reduzir a marcha em descidas é o recurso chamado de freio motor, e a sua utilização diminui a necessidade de usar o freio em excesso, o que além de proporcionar maior segurança, diminui o desgaste no sistema de freio.
Como visto, o ponto morto ou neutro não deve ser usado em descidas, pois além de não ser seguro (e proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro), pode provocar o superaquecimento do sistema de freio.
O ponto morto deve ser usado apenas quando o carro estiver totalmente parado, como em um semáforo, por exemplo. Isso inclusive, é o mais indicado para preservar a embreagem do carro.
Frear dentro de curvas é perigoso e ainda desgasta mais o sistema de freio. O correto é reduzir a velocidade de forma gradual, enquanto o carro ainda estiver em uma linha reta, assim, quando chegar na curva, a velocidade já estará mais adequada.
O freio de mão só deve ser usado quando o carro estiver completamente parado ou estacionado. Usá-lo em movimento é extremamente perigoso, pois aumenta a chance do motorista perder o controle do veículo e provocar um acidente.
Exceder o limite de peso pode desgastar mais rapidamente os componentes do sistema de freio, diminuir a sua funcionalidade, além de poder danificar outras peças, como amortecedores e pneus.
Um dos componentes mais importantes do sistema de freio é o fluido, que faz com que a parte hidráulica funcione de forma eficiente.
É importante se atentar a possíveis vazamentos, além de realizar a troca do fluido do freio de acordo com a indicação do manual do veículo. Caso aconteça vazamento do fluido, ele não deve ser completado, mas sim levado até uma mecânica para que seja avaliado.
Se atente à quilometragem indicada no manual do veículo para a troca dos componentes do sistema de freio, como a pastilha de freio e lona. Para os componentes que não possuem um prazo pré-determinado para substituição, como tambor e disco de freio, é importante ficar atento aos sinais. Além disso, é recomendado que o sistema de freio seja revisado a cada 10 mil km.
Garantir que todos os componentes estejam dentro da vida útil e em boas condições, é essencial para a segurança, evitando acidentes.
Quando as pastilhas de freio e lona são trocadas, é comum que demore algum tempo para que o desempenho do freio volte ao normal. Por isso, durante os primeiros 500 km após a troca, é recomendado ter mais cuidado no momento de frear, usando o freio de forma mais suave.
Sons parecidos com apitos ou rangidos quando o freio é acionado, podem indicar que as pastilhas estão desgastadas. Vibração no pedal, carro desviando para um lado quando é freado, pedal duro ou leve demais também são sinais que podem indicar algum problema no sistema de freio.
Além disso, fique atento caso a luz do freio de mão se acenda no painel. Isso pode indicar desgaste no disco de freio ou nas pastilhas, ou até mesmo vazamento de fluido.
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