Maio Amarelo: Saiba quais são as principais causas de acidentes de trânsito e como evitar

Maio Amarelo é um movimento que acontece no mundo todo, e tem como objetivo a conscientização para a redução de acidentes de trânsito. No Brasil, essa é a 10ª edição da campanha, e o tema de 2023 é “No trânsito, escolha a vida”.

O nome é uma referência às placas amarelas de trânsito, que são para sinalização, para indicar atenção e precaução.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o 3º país com mais mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia e China. Ainda, os acidentes de trânsito são a 8ª principal causa de morte no país, totalizando mais de 1,35 milhão de vítimas por ano.

Dados também revelam que a maior parte dos acidentes de trânsito acontecem por falha humana, como desatenção, consumo de álcool e alta velocidade. Veja mais sobre como evitar acidentes de trânsito!

Evite o uso de celular enquanto dirige

Celular

Como principal causa de desatenção no trânsito, está o celular. Mas qualquer outra coisa que possa tirar a sua atenção no trânsito, também deve ser evitada.

O foco deve ficar na direção, com atenção nas placas de sinalização. Caso você esteja em um local onde há animais que atravessam a pista, tome ainda mais cuidado.

Se você estiver a pé, como pedestre, também evite possíveis causas de distração no momento de atravessar a rua, como celular e fone de ouvido com música alta.

Respeite os limites de velocidade

Velocidade

Sempre se atente ao limite de velocidade e respeite a placa. Caso aconteça algo que precise que o carro seja freado repentinamente, é muito mais difícil em alta velocidade.

Ainda, quando se está em alta velocidade, há maior chance do acidente ser grave ou até mesmo fatal.

Não dirija com sono

Dirigindo com sono

Dormir no volante também é uma das maiores causas de acidentes de trânsito e qualquer cochilo pode ser fatal. Mesmo que não chegue a dormir, o sono vai te deixar mais distraído, e essa falta de atenção também pode acarretar em um acidente.

Sempre descanse antes, e tome cuidado com a ingestão de medicamentos que possam ter como efeito colateral o sono. Em caso de viagens longas, durma bem na noite anterior e programe paradas.

Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir

Bebida alcoólica

Bebida alcoólica e volante não combinam. O álcool provoca reações como falta de atenção, reflexos mais lentos, além de poder contribuir para tomadas de decisões imprudentes, como dirigir em alta velocidade e não respeitar as sinalizações de trânsito.

Se você consumiu bebida alcoólica, prefira voltar para casa de carona, de carro de aplicativo ou mesmo usando transporte público.

Para poder dirigir em segurança após consumir qualquer bebida alcoólica, a única forma é esperar. Não há outro jeito de acelerar esse processo e mesmo que você sinta que os efeitos do álcool estão passando, além de ainda não ser seguro, em caso de blitz, o teste do bafômetro dará positivo.

E quanto tempo depois de beber pode dirigir? O recomendável é esperar por pelo menos 12 horas, que é o tempo aproximado para o corpo processar e absorver completamente o álcool. Agora, caso tenha consumido bebida em excesso, o mais seguro é esperar 24 horas.

Faça manutenção preventiva no carro

Manutenção preventiva

Como comentamos, a maior parte dos acidentes acontecem por falha humana, mas também há uma quantidade considerável de acidentes que ocorrem por conta de falhas no carro. Imagina que você está em uma avenida ou estrada movimentada e o seu carro simplesmente para, o carro de trás não está contando com essa parada repentina e pode não dar tempo de parar ou desviar. Outras coisas também podem acontecer, como uma roda que se solta e causa um acidente, entre outros.

Por isso, é importante sempre se atentar a possíveis falhas e realizar a manutenção preventiva no carro. Em caso de viagens, a atenção deve ser redobrada e uma revisão deve ser feita por segurança, para garantir que tudo no veículo esteja em ordem.

Postagens relacionadas