Como fazer rodízio de pneus

Você sabe o que é rodízio de pneus? Também chamado de revezamento de pneus, é o processo da troca da posição dos pneus do carro, para que eles tenham o mesmo desgaste.

Buscando prolongar a vida útil de um conjunto de pneus de carro, o rodízio de pneus é feito como uma manutenção preventiva. Existem algumas formas de realizar o rodízio, que vai depender do perfil do pneu do carro, se é direcional e assimétrico ou simétrico, e ainda, qual o tipo de tração do veículo

Vamos falar mais detalhadamente sobre cada tipo de rodízio de pneu mais à frente. Se você tem dúvidas sobre quando e como é feito o processo, venha conferir!

Quando fazer rodízio de pneus?

É válido pontuar que o rodízio de pneus não é uma prática obrigatória, mas sim, recomendada pela maior parte dos fabricantes. 

Dito isso, a periodicidade para realizar o revezamento dos pneus é entre 5 e 10 mil km rodados. Alguns modelos de carro tem essa recomendação no manual do proprietário, então é interessante verificar se o seu veículo tem essa indicação do fabricante.

Como fazer o rodízio de pneus?

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Como falamos, existem dois fatores a se considerar em um rodízio de pneus: o perfil do pneu e o tipo de tração do carro.

Rodízio pelo perfil do pneu

  • Pneu direcional e assimétrico: Só pode ser usado em uma posição (lado direito ou esquerdo), não podendo ser alterado. Nesse caso, o rodízio é feito de forma lateral, ou seja, o pneu dianteiro esquerdo é trocado com o pneu traseiro esquerdo, e do lado direito a mesma coisa. 
  • Pneu simétrico: Esse tipo de pneu pode ser colocado tanto do lado direito, quanto esquerdo. Para esse perfil, o rodízio deve levar em consideração o tipo de tração do carro.

Rodízio pela tração do carro

  • Tração traseira: Os pneus do eixo dianteiro são colocados no eixo traseiro, trocando de lado (o pneu dianteiro esquerdo no lugar do pneu traseiro direito, e o pneu dianteiro direito no lugar do pneu traseiro esquerdo). Enquanto isso, os pneus do eixo traseiro apenas trocam para o eixo dianteiro, mas o lado permanece o mesmo.
  • Tração dianteira: É o oposto do caso acima. Os pneus do eixo dianteiro vão para o eixo traseiro, permanecendo no mesmo lado, enquanto os pneus do eixo traseiro vão para o eixo dianteiro, trocando de lado.
  • Tração 4x4: Aqui é feito o rodízio em X de forma completa. Ou seja, os pneus trocando tanto de eixo, quanto de lado.

Vale lembrar que sempre que for realizado o rodízio de pneus, é necessário fazer o alinhamento e balanceamento do carro

Quais as vantagens em fazer o rodízio de pneus?

Como os pneus se desgastam de forma irregular, dependendo principalmente em qual eixo estão posicionados, sem o rodízio, os pneus de um eixo acabam tendo um desgaste maior e o motorista precisa comprar pneus novos mais frequentemente. 

Já com o rodízio, o desgaste se torna mais uniforme, fazendo com que tenha um melhor aproveitamento do jogo de pneus. Então, a prática de realizar o rodízio, aumenta a durabilidade dos pneus 

Além disso, o rodízio de pneus ainda torna o carro mais estável, sendo indicado também como uma medida de segurança. 

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